quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Churrasco saudável

Carnes para dieta

Frango sem pele e peixe branco assados na brasa são as opções com mais saúde e menos calorias. Porém, se você não abre mão da carne vermelha, é preferível investir na alcatra, fraldinha, maminha e vitela (lembre-se de remover a gordura antes de consumir).
Se o churrasco for fora da sua casa, coma algo antes de sair. Se chegar com fome, vai devorar tudo o que vir pela frevai devorar tudo o que vir pela frente


Ao iniciar o almoço, faça um prato de salada com folhas verdes, cebola e tomate. Coma devagar e espere um tempinho até começar a atacar as carnes. Isso dará tempo para seu corpo processar a entrada e diminuir muito a fome.


Passe longe dos embutidos, como a linguiça, carne suína e costela de boi. Eles possuem conservantes e muitas gorduras. Evite também o pão de alho.


Faça espetinhos de carne misturada com legumes grelhados. Além de tornar o prato mais saboroso, eles adicionam saúde. Pimentão, berinjela, abobrinha, tomate e cebola são ótimas opções.


O molho vinagrete é uma opção saudável e light para acompanhar suas carnes. Já a maionese pode ser bem calórica. Procure preparar uma versão mais saudável do prato, que leva iogurte e mostarda.


Se você estiver organizando o churrasco, prepare uma alternativa à farofa usando quinoa, chia, gergelim e outros alimentos funcionais.


Tempere as carnes com pimenta. O alimento é termogênico e ajuda a queimar calorias.


Procure temperar o peixe e frango com menos sal e mais limão, um alimento detergente que expulsa as gorduras do corpo e garante um sabor delicioso.



Na hora da sobremesa, aposte em preparações gostosas e saudáveis, como abacaxi grelhado temperado com canela em pó (que também é termogênico). Se não resistir e decidir dar uma afrouxada na dieta, adicione uma bola pequena de sorvete de creme, mas tenha parcimônia. Outra opção excelente é a gelatina light.
________________________________________________________________________________


Muitos pensam que estar de dieta é se privar de sair com os amigos ou família, mas se fizermos as escolhas certas, não há problemas. 
Na churrascaria faça um prato repleto e colorido no buffet de saladas. Sirva-se de folhas variadas, vegetais, ovos ou frutos do mar. Evite molhos à base de maionese e embutidos. Escolha carnes magras (alcatra ou mignon ou maminha ou frango), controle a quantidade de carne, procurando consumir em média 1/3 do prato. Dispense a sobremesa ou opte por salada de frutas. O cafezinho deverá ser sem açúcar.
Doutora Liliane Oppermann
Nutróloga com Prática Ortomolecular 

Nenhum comentário:

Postar um comentário