terça-feira, 1 de abril de 2014

Congelando alimentos – Frutas


congelando-alimentos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-1
Gente! Lembra que eu falei pra vocês nesse POST que aqui em casa eu tento não desperdiçar nada, nem as frutas? Pois então, quando vocês forem viajar ou perceberem que as frutas e verduras não serão consumidas a tempo, congele-as! No post de hoje eu darei super dicas de como congelar esses alimentos.
O congelamento também ajuda a preservar as vitaminas. No entanto, o processo exige alguns cuidados.
Alguns alimentos, por exemplo, não podem ser congelados, pois perdem as características, desde o sabor até a textura. Dentre esses alimentos desta lista estão as saladas, maionese, gelatinas, pudins, batatas e ovos cozidos.
Para congelar os vegetais, primeiramente é preciso branquea-los, ou seja, mergulha-los em água quente. Esse processo pode destruir algumas vitaminas, como a vitamina B e tiamina. Mas, mesmo assim, a quantidade de nutrientes restantes ainda vale o congelamento. Além disso, você não desperdiça alimentos bons.
congelando-alimentos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-2
Vamos às dicas:
– Os vegetais precisam de choque térmico antes do processo de congelamento, principalmente para preservar a cor, sabor e textura, além de prevenir a deterioração. Lave os vegetais com água fervente ou exponha ao vapor. Em seguida mergulhe em água bem fria. Esse processo é chamado de branqueamento.
– Para congelar frutas pequenas, como morango, coloque-as em uma travessa lado a lado, sempre bem limpas e secas. Depois que estiverem congeladas, coloque-as em saquinhos plásticos ou potinhos bem fechados. Com essa técnica você também pode congelar cebolinha e salsinha picadas.
– Para evitar o escurecimento de frutas e vegetais pingue suco de limão sobre esses alimentos.
– Na hora de usar, pode descongelar no microondas ou em temperatura ambiente. Também dá pra usar diretamente na panela como em alguns pratos como sopas e refogados. Eu adoro essa receita de carne moída com abóbora porque dá pra jogar a cabótia direto na panela e é super rápida!
– As frutas congeladas podem servir de base para vitaminas, sucos e até sorvetes. Espiem as receitas de sucos AQUI e essa delícia de frozen yogurt que fiz com frutas vermelhas.
– Para facilitar o dia a dia, dá pra preparar legumes cortadinhos e congelar uma seleta em porções individuais. Assim na hora que quiser usar, já está tudo quase pronto.
congelando-alimentos-blog-da-mimis-michelle-franzoni-3
Gente, de maneira geral pode-se congelar quase todos os alimentos. Só não podem se esquecer de utilizar embalagens de vidro ou plástico bem fechadas, para que não se forme cristais de gelo, o que prejudica a conservação do alimento.
E aí, quem já tem o hábito de congelar os alimentos? Nessa semana vou dar uma suuuuper receita em vídeo utilizando frutas congeladas! Inscrevam-se no meu canal do youtube clicando AQUI.




Super fácil e assim você pode evitar o desperdício de alimentos.
Aqui em casa não pode faltar saquinhos de variados tamanhos para os congelamentos.
Quando você notar que as frutas vão estragar porque não serão consumidas a tempo, congele-as.
Pique as frutas, coloque no saco plástico ou no pote e leve diretamente ao congelador.
Pode ser feito com bananas e com as maçãs.
 Pensando que iriam escurecer, fiz dois pacotes para testar: em um adicionei um pouco de água,  e o outro foram as frutas apenas.





Abacaxi
manga
Descasque as mangas (duas), retire o caroco e corte em fatias.
Coloquei as fatias em um pote plastico;
Cubra o pote com papel alumínio 
Coloquei no freezer. Deixe congelando de um dia para outro.
Na manhã seguinte, com o auxilio de uma faca, retirei as fatias já congeladas e coloque-as em um saquinho com lacre (tipo zip). 
idem com o abacaxi e melancia.




Suco verde: Lave a couve, retire só a parte maior do cabo (a ponta), pique-a, seque-a e guarde em um pote com tampa no congelador. Isso pode ser feito também com hortelã, salsinha. Outra maneira é bater a couve com pouca água e guardar em forminhas de gelo ou potinhos de plástico descartáveis com tampa, tipo de gelatina. Na hora de fazer o suco bata a couve congelada mais os outros ingredientes (por exemplo, limão, abacaxi, entre outros).

Deixe algumas folhas e legumes já devidamente higienizados em potes de vidro! Para que durem mais devem ser secadas o máximo possível e colocadas em um pote com tampa com uma camada de papel toalha por baixo e uma por cima. Isso reduz a umidade e faz com que não deteriorem com facilidade.  Vegetais como tomate, pepino,… também já podem ficar lavados.
Alimentos congelados a -18ºC podem ser guardados por até 3 meses. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário